Posto avançado do Pós-Axé?

18/10/2010 at 23:56

Parece mesmo que o B-23 Lounge está servindo de posto avançado para fazer os playgrounds de condomínio fechado da Pituba tomarem conhecimento de que existe Reforma Cultural, Pós-Axé e Anti-Axé. Depois de receberem o Retrofoguetes, agora toda terça-feira de noite, a partir de 9 de novembro, terá o Bando Virado no Mói de Coentro, como se vê ao lado. O melhor do forró-muderno, que esse ano nem deu as caras no Rio Vermelho durante o São João (diferente do que fez nos últimos dois anos) aporta na mauriciolândia!

Aqui, cabe outro elogio ao B-23: ser no Shopping Boulevard 161, com sua arquitetura modernista e sua política de microclima e cobertura vegetal incomuns para a área do Itaigara (falaremos disso em breve), e muito superiores a média da Reconvexa. Não atoa que lá também está o sempre excelente Caminho de Casa.

* * *

Sexta-feira agora vou a Recife receber o prêmio pelo 1º lugar no concurso literário do SINTEPE.Curioso que eu não havia notado que o certame tinha restrição temática (os poemas deveriam enfocar os “20 anos de luta (sic!) do Sindicato”). Logo eu que rejeito (ou aprecio menos) em João Cabral de Melo Neto justamente sua poesia social (do que sua poesia lógico-ôntica)?!

Ironia das secreções (para parafrasear George Canguilhem), é um poema em homenagem a e.e.cummings, poeta cuja questão social (do negro por exemplo, sendo ele negro apesar de aristocrata de Harvard), só aparece nas entrelinhas e como um tema menor. Tema maior é em cummings, e foi neste poema premiado, a questão do erotismo material, destrutivo e perverso, e da subversão ortográfica e logofonética da lingua – implodindo e torturando os vocábulos eles mesmos.

Lá na hora eu vou explicar que houve um engano. E no entanto ficarei com o prêmio, poupudo, parte do qual doarei para a Campanha de Natal do Neojibá.