Redimindo o Itaigara – II

17/09/2009 at 20:30

vivo

Eu ainda não comentei, mas aqui vai meu elogio rasgado a Marcelo Sá, Tião, e toda a galera do Grupo SalaDeArte, por mais este ato corajoso: civilizar a taba nhambiquara metida a playground burguesóide que é o bairro do Itaigara, inaugurando o Cine Vivo Paseo, com duas salas de projeção, café e galeria de arte.

Não sei se me admiro mais pela coragem, ou pela perspicácia. Perspicácia que sempre marcou esta empresa exibidora de cinema. Quando abriram sua única sala no finado Clube Bahiano de Tênis, disseram que ia falir. Em um mês, transbordava de gente ao ponto de enxer a Sala Walter Da Silveira, estatal nos Barris.

Mais do que um conceito, uma marca, uma instituição da cidade, eles criaram o hábito e resgataram o gosto bahiano pelo filme autoral e pela sala exibidora de bairro, a que se chega a pé – e a qual não se vai só pra assistir película, e sim pra paquerar, ler, ver gente, tomar café.

Já no dia da inauguração, o clima do desarranjado Shopping Paseo era outro! Revigorado, e com outros comerciantes repensando seus negócios. É uma lufada de civilização, neste bairro que teima em ser encastelado, preconceituoso e anti-soterpolitano.

Aliás, Marcelo disse bem no release para o rádio: “as pessoas se queixam que o Itaigara não tem cultura – que se concentra entre o Rio Vermelho e a Ribeira – pois eu digo que tem. Sempre tivemos gente vindo daí para a Vitória assistir filmes com a gente”. E mais: decretou que o Festival Possíveis Sexualidades, que antecede a Parada Gay de Salvador, vai ser todo exibido nas duas salas do Paseo Itaigara.

Eles não vão apenas civilizar, e mudar os hábitos de mobilidade urbana do bairro um cadinho. Eles vão tirar o bairro mais encubado do planeta, do armário. Disse isso a Marcelo e ele respondeu: “também acho. O Itaigara é tão alternativo, e gay, quanto o Rio Vermelho, e a Barra (que, aviso, não são ‘gays’ no sentido de que Salvador é sempre tudo muito misturado). Só está dentro do armário”. Vamos implodir, Marcelo! – depois da SalaDeArte, o Itaigara não terá mais closet aonde correr pra se esconder…