Boom Bahia Music Fest!

01/10/2008 at 16:47

Confirmado: o MudHoney (Seatle, USA) vai tocar no Boom Bahia Music Fest (que um dia se chamou Boom Bahia Rock Festival), e de graça!

Uma breve arqueologia: o Boom Bahia surgiu nos meados dos anos 1990, ao lado do Abril pro Rock de Recife, quando a gente tentava andar lado a lado com a Mauricéia Mameluca recém-rediviva pelo MangueBeat e todas as suas consequências que perduram até hoje. Mas o axezismo não deixava muito espaço para isso, e o Boom Bahia foi minguando e se distanciando: antes era nos arrabaldes do Iguatemi, depois passou pra Piatã, e daí pra Patamares.

Há uns 3 anos ele começou a voltar a ser robusto. Foi pra Praça Tereza Batista, no Pelourinho, e passou a ser gratuito.

Uma das coisas que Salvador sempre se queixou é que as grandes atrações estrangeiras em música ou não vinham para a Terceira Capital do País, mas iam para Goiânia, Brasilia, Curitiba e Recife; ou vinham quando já eram inexpressivas e decadentes.

Bem, Recife tem um mérito especial nesse caso: como os grandes nomes, do mainstream ao independente, tocam de graça em mais de 30 pólos no carnaval, o Abril pro Rock fica forçado a trazer desde sempre gente de fora e de ponta – o que o torna talvez o mais importante festival regular de rock de todo o hemisfério sul.

Só que ter MudHoney tocando de graça, no meio de um festival que tem se reaproximado do modelo do Abril, não se limitando a shows e promovendo trocas e diálogos (o desse ano vai ser junto com a tradicional Feira Hype, que acontece todo mês em Salvador – ou no Goethe Institut, ou no Rio Vermelho, varia…), é mais um marco da “desconstrução do axezismo”. Uma banda histórica, num movimento musical que não por acaso coincidiu em época e causação socio-geográfica com a retomada recifense (o Grunge de Seatle), é tudo menos decadente ou ultrapassada.

E cadê os extraterrestres que dizem que “Márcio Meirelles abandonou o Pelourinho”? Se ter MudHoney tocando em dia de semana no Pelô é estar abandonado, eu quero é mais abandono.

(em tempo: pela primeira vez na história o Governo do Estado, através de sua Fundação Cultural, lançou edital específico para financiar, por mérito, bandas de rock. É o Bahia de Todos os Rocks. Não só bandas da capital, e não só rock estrito-senso. O Boom Bahia também acontece, este ano, com articulações de Seo Márcio. Mas há sempre os poliqueixosos de sempre…)

Vai ser dia 15 de outubro, uma quarta-feira. Eu vou, ah, se eu vou!…