Projeto Samba dos Engenhos

27/09/2008 at 16:09

Solar Boa Vista apresenta projeto Samba dos Engenhos
(Diário Oficial do Estado, de hoje)

As tardes de domingo do Cine Teatro Solar Boa Vista serão preenchidas por apresentações musicais.

Para começar, acontece amanhã a apresentação do espetáculo cênico-musical Samba dos Engenhos, às 16h.

Resultado do projeto O Carnaval e o Samba Junino dos Tempos de Pierre Verger até Hoje, Samba dos Engenhos é apresentado por jovens e crianças do Espaço Cultural Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas.

Audição e pesquisa – Além de oficinas artísticas, o processo de montagem do Samba dos Engenhos contou com a audição de repertórios musicais de samba e com a apreciação de fotos de Verger sobre o tema, na busca de uma contextualização de sua obra entre as outras expressões artísticas.

Foram realizadas também pesquisas a partir de depoimentos de convidados como Jorjão Bafafá, Moa do Catendê, Muniz, Hamilton Vieira, Negrizu, Ailton e Reinaldo, entre outros, que falaram sobre as suas trajetórias e experiências.

Artistas do bairro – O resultado desse projeto, que teve patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), através do Fundo de Cultura, é um passeio por diversos momentos da história do Engenho Velho de Brotas e suas tradições musicais.

As apresentações do Samba dos Engenhos prevêem ainda a participação de artistas do bairro que fizeram parte da sua história e contribuíram para que o Engenho Velho de Brotas fosse considerado um dos bairros mais musicais de Salvador.

Comentário:

Cadê os críticos detratores do Secretário de Cultura Márcio Meirelles?!