Freio de arrumação

22/06/2010 at 15:28

De amanhã, dia 23 de junho, até o fim do feriadão junino, dia 27 de junho domingo, o blog fica suspensão, eventualmente até inacessível, para manutenção técnica e ética.

Técnica porque vamos migrar para WordPress 3.0. Ética porque estamos acirrando a política contra fakes & trolls. Doravante a caixa de diálogo para preenchimento de comentários constará de um texto breve avisando que comentários que não usem emails válidos não serão aceitos. Isto por causa de coisas como ocorreram nos comentários deste post, que para nós é tão criminoso quanto qualquer outro crime. Se não for suficiente, outras medidas serão tomadas paulatinamente.

Aproveito para anunciar novidades. O blog passará a trabalhar mais com imagem, e disso duas séries ocasionais: CycleChic Nagô, enfocando usos elegantes da bicicleta como meio de transporte cá na Reconvexa (e quiçá esta aba sirva de embrião para ações similares dentro do Plano Cicloviário do Centro Antigo de Salvador, que estamos ajudando a desenvolver); e Salvador, Capital Oslo mostrando prédios públicos ou privados, residenciais ou comerciais, cuja opção por cobertura vegetal é discrepante com uma cidade tropical – e cujos donos devem achar que vivem na gélida Noruega (embora reclamem dia sim outro também do calor que ajudam a provocar).

Uma série que a muito quero fazer é Uma Maçã Na Cabeceira. Desde que comprei meu MacBook, leio alguns sites e blogs avidamente, mesmo antes de levantar da cama. A série se baseia largamente na já lendária Um Blog Aos Sábados, do Idelber Avelar, e se prestará a mostrar sites inusitados e pouco conhecidos, mas que eu repute dignos de nota e nos quais eu venha mais ou menos acidentalmente esbarrar. Outra é Artefatos Vitorianos para Uso das Cidades, que tentará mostrar utensílios da tecnologia steampunk & gearpunk ainda são o estado-da-arte para se lidar com estes belos e delicados objetos que os homens criaram para morarem dentro: as metrópoles; isto é, uma série que pretende mostrar que o modo de vida art-nouveau e bèlle-epóque não tem nada de retrô, e nunca foi superado (embora tenha sido soterrado pela carrocracia).

As séries terão eventuais subtítulos, como tem ocorrido com o Som das Sextas, sempre que couber. Há ainda outras surpresas, incluindo intervenções diretas e reais, embora sutis e tímidas, na Capital da Diáspora.

A pausa tem a ver com o fato de que vou a Recife dia 24 para tirar visto de entrada no Grande Irmão do Norte, já que pretendo receber o mimo-de-avó de ir a Nova York em setembro. Digo isso porque é aí que devo comprar a camera e iniciar de verdade um trabalho mais visual por aqui nesta budega metida a palacete. Intento experimentar os ditos “30% de acréscimos de viagens cicloviárias em um ano” que o Prefeito Bloomberg apregoa: em vez de pagar taxi ou usar metrô, comprarei uma Bromptom de segunda mão e trarei para Salvador intentando revenda. Façam seus lances desde já.