Um Sinal!

05/10/2009 at 13:52

novo_sinal_de_tr_nsito

Porto Alegre é talvez a capital brasileira que mais privilegia o pedestre: tem ramblas, tem ruas verticais em escada, altamente arborizada, calçadas largas, e muito, muito semáforo.

Não poderia melhorar, não é, leitor? Poderia – e a um custo ridiculamente baixo:

Simples como parece, Porto Alegre importou o legendário sinal de trânsito usado pela população de Brasília quando quer atravessar uma faixa de pedestre.  Levou-se um mês de divulgação ostensiva, antes de se começar a multar quem não obedeça ou quem use errado o novo código. Esta divulgação ostensiva foi feita de modo quase totalmente CopyLeft (registro Creative Commons, CC): inclui banners e toques de telefone celular que podem ser baixados a vontade, em 8 estilos musicais diferentes.

Estes toques passam também em rádio. Bem como a propaganda de televisão (acima, e outra para crianças, logo abaixo) pode ser amplamente copiada e reenviada através do Youtube e outras ferramentas de internet.

O morador de Salvador deve estar, a esta altura, boquiaberto. Mas, não acaba aí. Não gostou da campanha? Você pode criticá-la, e colaborar com ela.

E, antes de cair em prantos, um último detalhe: a prefeitura notou que a mão, apenas, estava sendo pouco visível pra início do novo hábito. Criou então mãos gigantes de papelão (como aquelas da Brahma Chopp em época de Carnaval, “A Número 1!”), distribuídas gratuitamente pelas esquinas da capital gaúcha, para serem usadas a vontade pelos transeuntes.

O fato de ser de trânsito totalmente livre fez com que a campanha se espalhasse mesmo para outras cidades: já vi, aqui na Bahia, gente usando este sinal desde então – com algum sucesso! Inclusive eu mesmo.

Aí, vai uma questão. A gestão atual de Porto Alegre é tida como medíocre e levemente mau-caráter (embora a capital seja, há décadas, uma das 40 cidades mais bem geridas do mundo, segundo a ONU – o que é mérito de seus servidores públicos de carreira, e não do partido governante de plantão, qualquer que seja o partido). E consegue fazer isso: uso racional, programático, e barato de propaganda institucional (e não de governo), usando as mídias contemporâneas a seu favor.

José Fogaça, atual prefeito, é do PMDB. O mesmo PMDB obrista (no sentido evangélico do termo) de João Henrique Carneiro e Geddel Vieira Lima. Estes que cagam Salvador com seu “Tome obra tome obra tome obra”, expandem a cidade pro norte, e não tem a menor idéia do que pretendem que a cidade seja daqui a uma década, por exemplo.

Estes senhores nunca se prontificaram a copiar o Rio Grande do Sul, não?