A Dois de Julho alça vôo

01/07/2009 at 18:39

Amanhã, a Orquestra Jovem Dois de Julho (Neojibá, a melhor sinfônica jovem da América Latina), faz seu último ensaio antes de ir para São Paulo abrir, no domingo dia 5 de julho às 16h, o badalado Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Este ensaio vai ser aberto, e imperdível. Se estivesse em Salvador, eu iria de com força! 11h e 30min da manhã, na sala principal do Teatro Castro Alves.

A Neojibá toca também sábado, dia 4, 15h no Sesc Itaquera, na capital paulsita.

Tem um grupo de viúvas do axezismo querendo fazer passeata de protesto no Cortejo da Cabocla, dizendo que “a cultura na Bahia está morrendo”. Como na Parada de Dois de Julho vaia-se até minuto de silêncio (eu mesmo já abracei Grampinho e gritei “vou votar em você!”, por puira xibietagem), tudo bem.

Mas os que vivem, e fazem viver, a cultura não estarão lá. Estarão vendo os “meninos de Ricardo Castro” esquentando as palhetas, os arcos e os tamborins pra fazer a Paulicéia babar de inveja.

E depois, vão forrofiar no Pelourinho, com o talentosíssimo Targino Gondim e outros, a partir de meio-dia, em homenagem a expulsão dos Madeira-Podre – os de 1823 e os de hoje…