Um Baile de ponta-cabeça… (ou: esse Esquema é pra casar!)

12/06/2009 at 7:51

O pokemon de Jesus (segundo o filme Os Narradores de Javé, de Eliane Café)
O pokemon de Jesus (segundo o filme Os Narradores de Javé, de Eliane Café)

O Baile Esquema Novo deste sábado promete! Além de romper com certos padrões (não fazer baile temático se for uma edição regular do mesmo), mostra isso no cartaz – que faz referência ao dia de Santo Antônio (data em que cai o Baile desse mês) e às simpatias de torturar o santo para arranjar marido, pendurando-o de cabeça para baixo.  O que tira a pecha de galinhagem pansexualista do Baile. Não será a primeira vez que o Esquema Novo fica casadoiro, de amorzinho e namorinho: a edição de maio de 2008, “Do Amor”, foi assim. E lá vi alguns dos beijos e enlaces mais sublimes da minha vida.

Mais do que isso, é um cabedal de DJs que nunca vi o Esquema Novo reunir antes: Kiko Lisboa, idealizador da já mítica banda de forró-muderno A Volante do Sargento Bezerra; o xibieteiro convicto Rónei Jorge, da histórica banda de rock dos últimos tempos de anti-axezismo Os Ladrões de Bicicleta; Dão, da recente CaravanaBlack; e Luciano, do reggae da Mosiah. Ou seja: de baião a rastafari; de punk rock a pré-axémusic; de Jackson do Pandeiro a Tim Maia e Bob Marley.

Fora isso, Luciano Matos e Camilo Fróes – que jurou por São José de Ribamar, São Pedro e São Marçal que dessa vez vai sim tocar guarnicês de bumba-boi de sotaque de orquestra do Maranhão. Aliás, agora que ele ouviu com cuidado, adorou essa coisa brega-cult…