Por um Cristo Negro

26/01/2009 at 0:42

Acidentalmente, assisti hoje ao espetáculo de som & luz Terreiro d’Yesú, no Pelourinho. Tá, é didático e panfletário como qualquer mega-espetáculo de divulgação turística. Mas tem um diferencial positivo, marcantemente “Governo Wagner”.

Esperava um espetáculo laudatório da negritude turística da cidade, e das belezas arquitetônicas e naturais. E há laudação sim – mas há uma crítica aberta a leitura turistóide de tal negritude. Na verdade, o espetáculo acaba por ser uma crítica escancarada ao modelo de reforma adotado no centro antigo de Salvador pelo Carlismo, e suas consequências: empobrecimento da população, segregação sócio-racial, etc. E sim, com direito a alfinetada mais ou menos explítica (ou implícita, como queiram) a ACM: uma das vozes diz: “Não é porque alguém mandou ou indicou – fui porque conquistei por meus esforços!”. Mais anti-carlista impossível!

Fazer uma crítica monumental dessas, num evento que é claramente para receber turistas que corroboraram direta ou indiretamente com esta lógica (paulistas, sulestinos em geral e gringos), é ser um governo assumidamente de esquerda. E tal espetáculo não é mero discurso, nem sequer um discurso que antecede a prática: a reforma do Pelourinho tem sido mudada sistematicamente desde que Márcio Meirelles assumiu a SECULT, em 2007, através de práticas como trazer parte da população para reabitar o bairro (que tinha virado um shopping fadado a falência), editais de fomento e outras coisas. Ou seja: nada do “abandono” que proclama a TV Bahia – Mentira Todo Dia.

Num tempo em que o Presidente da República abaixa as calças pra um Presidente do Supremo obviamente corrupto, e que mantém um neoliberal convicto na presidência do Banco Central, ter um governador e um governo estadual que é ao mesmo tempo assumidamente de esquerda, operante e sem revanchismo, é uma dádiva!

E aviso: tirem o olho-gordo de cima de Jaques Wagner. Pelos próximos 6 anos, ele é só nosso – desmontar uma ditadura sustentada no voto, como foi a de ACM, é tarefa longa e ele sabe disso.