Sesi Bonecos do Brasil em Salvador

14/11/2008 at 11:37

Uma caravana animada vai chegar a Salvador neste fim de semana e aportará no Terreiro de Jesus e no Cruzeiro de São Francisco, onde acontece a edição baiana do Sesi Bonecos do Brasil 2008. Definido pela organização como o maior festival do teatro de animação do país e um dos maiores do mundo.

A trupe chega a bordo de quatro carretas e seis caminhões, trazendo um total de 60 toneladas de equipamentos. Responsável pela produção local, Saulo Ramos explica que serão montados três palcos, um de grande porte e dois medianos. ‘Estamos esperando cerca de 15 mil pessoas por dia’, afirma Saulo, que acrescenta que nesta edição o foco é exclusivamente o teatro.

A única atração musical prevista é a Orquestra Fred Dantas, às 16h30.Masnão para fazer show. O maestro e seus pupilos fornecerão o acompanhamento para o desfile de Bonecos Gigantes, vindos diretamente de Pernambuco, e uma das mais conhecidas variantes da are dos bonecos. Só depois que a passeata cumprir o trajeto é que os números teatrais começam a ser apresentados ao público.

Nos palcos vão se revezar espetáculos das variadas técnicas de manipulação, utilizando bonecos feitos de pano, madeira, isopor e papel, entre outros. As apresentações começam por volta das 17h, e prosseguem até as 21h.

No Cruzeiro de São Francisco, a movimentação será no chão, entre o público, onde vãoser colocados os pequenos espaços cênicos dedicados aos mamulengueiros. Também por lá, tanto no sábado quanto no domingo, diversos lambe-lambes da Bahia se revezam. Trata-se daquele tipo de teatro de boneco rápido, que ocupa uma pequena caixa e é apresentado normalmente para uma pessoa ou pequenos grupos.

Quem quiser conferir histórias mais longas e elaboradas pode se posicionar no Terreiro de Jesus. Entre os destaques está o conceituado grupo paulista Pia Fraus, que mostra As aventuras de Bambolina, sábado, 19h. A história singela conta o drama de uma boneca jogada no lixo, que passa por várias situações até chegar às mãos de um marionetista.

Outro espetáculo que merece Ser conferido é Saci Pererê – A lenda da meia-noite (domingo, 19h) com a gaúcha Cia. Lumbra, que desenvolveu uma técnica diferenciada de teatro de animação, quase cinematográfica.

O Rio Grande do Sul estará presente com mais duas outras companhias: a Divina Comédia Teatrim, que mostra um apanhado de sua produção, sempre utilizando pequenos bonecos que cabem na palma da mão; e o Anima Sonho, que apresentará pequenas esquetes e números musicais a partir de canções como O pulso , de Arnaldo Antunes.

Tem até trabalhos voltados exclusivamente para adultos. Como é o caso de Sangue bom, dos cariocas do Pequod (sábado, 20h), que narra uma história de amor tragicômica entre o vampiro de um castelo e uma bela jovem, com tendências suicidas, alterada com a chegada de um caçador de vampiros. Mudo, o espetáculo mistura elementos do desenho animado, dos filmes de terror e da literatura gótica.

Esta é a segunda vez que o Sesi Bonecos vem a Salvador. A primeira foi em 2004 e contou com grande participação popular. O Sesi Bonecos conta com patrocínios do próprio Sesi, Petrobras, Vale do Rio Doce e Bradesco.

A mostra é composta pelo acervo de 18 espetáculos e mais de 80 bonecos, que serão abrigados numa grande tenda na área do Cruzeiro do São Francisco.

Além dos espetáculos, a mostra também comenta, em dois painéis fotográficos, o processo de pesquisa e a diversidade de técnicas e estilos do teatro de bonecos, através do Giramundo. O primeiro, chamado de Passo a Passo, traz as etapas de construção de bonecos; no outro, Bonecos ao Redor do Mundo, é apresentado um mapa com a distribuição dos boneco sem suas principais regiões no país.

Trabalhos de vários artistas e grupos de teatro de boneco baianos foram incluídos na programação do festival. Além das caixas de lambe- lambe, da companhia Diversos Grupos – que sempre despertam muita curiosidades -, foram escalados os grupos Ereoatá (Maraomá), A Roda (Amor & loucura) e o Núcleo de Teatro de Bonecos do Sesi (A lenda do dragão encantado).

O trabalho do grupo A Roda, que encerra o evento, às 20h, já foi apresentado pelo país em turnê promovida pelo Sesi. Não recomendado para crianças, tem uma trama sutil, que discute uma relação metafórica entre a Loucura, que vagava pelo mundo, e o Amor. Juntos, eles vivem uma relação conflituosa.

ROTEIRO

SÁBADO Divina Comédia Teatrim (RS) Espetáculo (17h às 21h) Augusto Bonequeiro (DF) Bonecos e mamulengos (17h) Anima Sonhos (RS) Bonecrônicas (17h) Zé da Vina (PE) Mamulengo riso do povo (17h30) Mestres Mamulengueiros (PE) Ateliê ao vivo (18h) Núcleo de Teatro de Bonecos do Sesi (BA) A lenda do dragão encantado(18h) Pia Fraus (SP) As aventuras de Bambolina (19h) Grupo Ereoatá (BA) Maraomá (19h) Pequod (RJ) Sangue bom (20h)

DOMINGO Divina Comédia Teatrim (RS) Diversos (17h às 21h) Augusto Bonequeiro (DF) Bonecos e mamulengos (17h) Zé da Vina (PE) Mamulengo riso do povo (17h30) Mestres Mamulengueiros (PE) Ateliê ao vivo (18h) Truks (SP) Vovô (18h) Lumbra (RS) Saci Pererê – A lenda da meia-noite (19h) Gesto do Boneco (BA) Performance (19h) Catibrum (MG) Homemvoa? (20h) Grupo A Roda (BA) Amor&Loucura (21h)

SERVIÇO ROTEIRO Evento Sesi Bonecos do Brasil 2008 Quando sábado e domingo, das 16h30 até 21h Onde Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco Ingresso Gratuito