As Guarnições do FIAC (parte II) – Bate-papos, Palestras, Encontros, Anúncios

21/10/2008 at 22:17

BATE-PAPOS E OUTRAS ATIVIDADES

Como parte da sua programação paralela, o FIAC-BA promoverá de 25 a 31 de outubro as tardes do Bate-Papo, onde artistas e público discutirão espetáculos da programação do Festival. A idéia é abrir um espaço de crítica e reflexão informal, ampliando o diálogo sobre os processos de trabalhos dos grupos e artistas participantes. Os Bate-Papos serão promovidos em Salvador, com a presença de integrantes escolhidos dos grupos participantes.

BATE-PAPOS

• Dia 25/10 – Teatro Máquina (Ceará) – Às 14h30, no Foyer do Teatro Castro Alves.
• Dia 27/10 – Companhia do Chapitô (Portugal) – às 16h30, no Espaço Xisto Bahia.
• Dia 28/10 – Cia. dos Atores (Rio de Janeiro) e Grupo Espanca! (Minas Gerais) – Às 14h30, no Foyer do Teatro Castro Alves.
• Dia 29/10 – Impure Company/Hooman Sharifi (Noruega/Iran), Cia. Luna Lunera (Minas Gerais) e Tato Criação Cênica (Paraná) – Às 14h30, no Foyer do Teatro Castro Alves.
• Dia 30/10 – Luis Fernando Marques e o Grupo XIX de Teatro (São Paulo) – Às 18h, no Instituto Feminino da Bahia.
• Dia 31/10 – Nanny Cogorno (Argentina) e Grupo Cena (Brasília) – Às 14h30, no Foyer do Teatro Castro Alves.

PALESTRAS

A direção no Processo colaborativo – Por Luis Fernando Marques – Grupo XIX (São Paulo)

O grupo XIX de teatro tem um trabalho contínuo de sete anos, com uma pesquisa temática voltada para a história brasileira, uma pesquisa estética de exploração de prédios históricos como espaços cênicos e uma investigação sobre a participação do público. Luiz Fernando Marques é integrante do Grupo XIX de teatro, no qual atua como diretor e dramaturgo.

Data: 30 de outubro (quinta).
Local: Instituto Feminino da Bahia.
Horário: 18h.
Participantes: Livre.
Público Alvo: Atores, bailarinos, com alguma experiência nas artes cênicas.

O teatro contemporâneo no continente africano – Por Dieudonné Niangouna (Congo)

Ator, diretor e dramaturgo, Dieudonné Niangouna é um dos expoentes do teatro contemporâneo do continente africano, com reconhecimento mundial. Dirige um Festival de Artes Cênicas em Brazaville, República Democrática do Congo. Nesta palestra, falará do seu trabalho como artista, do seu processo de criação e de como este está relacionado ao mundo em sua volta

Data: 31 de outubro (sexta).
Local: Espaço Xisto Bahia
Horário: 15h.
Participantes: Livre.
Público Alvo: Artistas em geral (teatro, dança, música, artes plásticas etc).

ENCONTRO e ANÚNCIO DO VENCEDOR DO PROJETO NÚCLEO.TCA 2009

Encontro com o Núcleo de Festivais Internacionais do Brasil.

Encontro/debate entre os dirigentes dos Festivais Internacionais de Teatro do Brasil e grupos e artistas locais, visando o intercâmbio de experiências e oferecendo a oportunidade para grupos baianos de conhecer os Festivais e apresentar seus trabalhos. Com participação de Luis Bertipaglia (Festival Internacional de Teatro de Londrina); Jorge Vermelho (Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto); Alexandre Magalhães (Porto Alegre em Cena); Guilherme Reis (Cena Contemporânea de Brasília); Márcia Dias (riocenacontemporanea) e Carlos Rocha (Festival Internacional Teatro & Rua de Belo Horizonte).

Data: 28 de outubro (terça).
Local: Espaço Xisto Bahia
Horário: 15h às 17h
Participantes: Livre.
Público Alvo: Coordenadores e produtores de mostras e festivais

ANÚNCIO DO PROJETO VENCEDOR DO NÚCLEO DE TEATRO DO TCA

A Secretaria de Cultura, através da Fundação Cultural e do Teatro Castro Alves, divulgará o resultado do Edital para a seleção do projeto de montagem do décimo quarto espetáculo do Núcleo de Teatro do TCA. A divulgação do projeto vencedor será feita após a apresentação da peça “Policarpo Quaresma” (a mais recente produção do Núcleo), no dia 30 de outubro, na Sala do Coro do TCA.