As Guarnições do FIAC (parte I) – Livros & Leituras

21/10/2008 at 16:51

LEITURAS DRAMÁTICAS

A máquina de colher pepinos – Cláudio Cajaíba (Bahia)

A encenação “A máquina de colher pepinos” é uma adaptação do texto “Mit dem Gurkenflieger in die Südsee”, de autoria do jovem e premiado dramaturgo alemão Cristoph Nussbaumeder, e é parte integrante do projeto “A Rapadura e o Fusca: Cana – Sociedade – Cultura”, concebido pela direção do Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, para os anos de 2008 e 2009. O título original da peça poderia ser assim traduzido: “No avião de pepinos para os mares do sul”. O avião de pepinos, na verdade, é o nome dado por populares a uma colheitadeira de pepinos, que tem a forma de asas de avião. Já o título da montagem baiana faz uma alusão aos problemas – que popularmente também são denominamos de pepinos – vivenciados na peça pelos trabalhadores da cultura da cana de açúcar, especificamente os que participam de sua colheita, os cortadores de cana.

Texto: Cristoph Nussbaumeder (Alemanha).

Concepção, Adaptação e Direção Geral: Cláudio Cajaíba (Salvador).

Direção de Elenco e Preparação Vocal: Hebe Alves.

Atores: Iamy Rebouças, Carlos Betão, Hamilton Lima, Sérgio Guedes, Vitória Bispo, Jorge Baia, Fernando Filho e Jéferson Albuquerque.

Data: 25 de outubro (sábado).

Local: Teatro do Goethe-Institut/ICBA.

Horário: 20h.

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Lançamento do livro/DVD “Tá na Rua: Teatro sem arquitetura, dramaturgia sem literatura, ator sem papel”, com Amir Haddad, Licko Turle, Jussara Trindade e Maria Helena CruzGrupo Tá na Rua(Rio de Janeiro)

Registro da história do Grupo de Teatro Tá Na Rua, do Rio de Janeiro, dirigido pelo ator e diretor Amir Haddad há 28 anos.

Data: 25 de outubro (sábado).
Local: Cabaré do Teatro Vila Velha.
Horário: 15 h.


Lançamento do livro “To play or not to play”, de Antônio Pedro (Pernambuco)Antonio Pedro Borges, em 48 anos de atividade, foi o primeiro secretário de cultura do Rio de Janeiro. Premiado ator e diretor de teatro, cinema e televisão, há quinze anos coordena um grupo de artistas na busca de um teatro popular brasileiro dentro do CETE (Centro Experimental Teatro Escola). “To play or not to play” é um dos frutos desse trabalho. Na primeira parte do livro, o autor fala sobre essa arte e faz considerações sobre a história do teatro e o nascimento de um método a partir desta prática. Na segunda parte, descreve com pormenores a construção do espetáculo “Electra”, de Sófocles, na quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, que, a partir de uma tradução de João Ubaldo Ribeiro, se transformou numa ópera popular afro-ameríndia. O livro traz ainda um DVD com dois documentários de Júlio Calasso, que será exibido no dia do lançamento do livro.

Data: 26 de outubro (domingo).

Local: Espaço Xisto Bahia.

Horário: 19h.