Mostra ‘Inéditos’ Banco do Brasil Intinerante

16/10/2008 at 22:43

Começa amanhã, em duas mostras. Uma, em vídeo, entrada gratuita, na Sala Alexandre Robatto, da Biblioteca Pública dos Barris (diga-se de passagem, a maior do Brasil, se excluirmos os estados de São Paulo e Rio de Janeiro). Outra, também na Biblioteca, em película, na legendária Sala Walter da Silveira, a 1kg de alimento não perecível a entrada.

A mostra traz pelo menos três fitas imperdíveis. Um documentário de Felinni sobre os diversos tipos de palhaço, do clown shakespeareano até a comédia bufa e dell’arte, Os Palhaços. Por si, já seria um excelente documentário – só que é mais do que isso: é Federico Felinni, embrenhado no universo estético fundamental de sua infância no interior do vale do rio Pó. Assisti na I Panorama Coisa de Cinema – a fita passava, então, no Multiplex Iguatemi. Bons tempos: de longe, o melhor festival de cinema que Salvador já viu…

Outro é o já clássico Godard por Godard, de Jean-Luc Godard. Não vi ainda, verei, mas já espero que seja aquela oblação narcísica inassistível que lhe é típica.

Por fim, um hiato inflexivo de Aleksandr Sokurov (o gênio do filme que consegue ao mesmo tempo superar Luchino Visconti, Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock, de uma só vez: Arca Russa) interrompendo a sua sequência sobre a morte de grandes ditadores (o primeiro deles foi Moloch, verdadeira obra-prima amorosa sobre a morte de Hitler, em que se destaca a figura de Eva Kraus). Trata-se de Pai e Filho, retomada de um tema ao mesmo tempo pessoal e caro a cultura eslava (o tema remonta a Sergei Turgneiev, obviamente), um díptico com seu primeiro longa, Mãe e Filho. Dirigiu este filme entre Taurus (sobre a morte de Lênin) e O Sol (sobre a morte do Imperador Akihito).

Sokurov é talvez o único autor do cinema europeu hoje. Um dos poucos do mundo hoje (ao lado do americano, ponto ótimo entre Hollywood e o cinema independente, Steven Soderberg, e o tawainês Ang Lee), e o “espírito santo” da santíssima trindade do cinema leste-europeu. Os outros dois são, claro, Sergei Eisenstein e Andrei Tarkovsky.

Confira a programação AQUI.