Última semana para ver a peça de conclusão do Curso Livre de Teatro da UFBA

09/10/2008 at 16:49

Protelei, e acabei perdendo, de ver O Casamento Suspeitoso, de Ariano Suassuna, em montagem do curso livre da UFBA, no Teatro Módulo.

Ainda bem que perdi! Voltaram para o Vila Velha, semana passada, e com casa tão cheia que duplicaram a dose para este fim de semana.

A peça, por ser Suassuna, já é a cara daquele misto de modernidade funcional a la Lina Bo Bardi, e casarão barroco-neoclássico, que é a sala principal do Vila. Mais ainda porque a peça traz os atores tocando composições próprias – xaxados e xotes – durante a execução do texto: integral, é claro.

Em tempo: os atores são amadores. Só que o curso livre da UFBA, em caráter de extensão, é historicamente melhor do que a maioria dos cursos “profissionais” de teatro Brasil a fora. Mérito da excelente e bicentenária Escola de Teatro da Bahia – abraçada como parte da Universidade Federal pelo Magnífico (e ninguém tem tanto mérito ao título quanto ele) Edgar Santos, através do professor Eros Martins Gonçalves.

Faço questão de ver as peças de formatura da graduação da UFBA. Entre elas está a melhor execução teatral que já vi: a montagem de Harildo Déda (que vem a ser, não por acaso, tio do Governador de Sergipe) para Os Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki. Recriação precisa de uma pensão russa oitocentista, só que a plateia ficava em cima do palco, de um lado e de outro do cenário. Só se chegava ao assento atravessando o cenário. Em cena, mais de uma dezena de jóvens atores, que permaneciam atuando sinfonicamente mesmo se o texto da cena era apenas entre dois personagens. Mais de três horas seguidas de espetáculo. Magistral.

E, sempre que posso, vejo as dos cursos livres. A última que tinha visto foi uma montagem algo kubrickiana para Bonitinha, Mas Ordinária; ou Otto Lara Resende, de Nelson Rodrigues, ainda nas ruinas em construção do hoje reformadérrimo Teatro Martins Gonçalves (no campus de teatro, no Canela).

Recomendo com veemência. Pode até ser que volte a cartaz depois em outra sala, mas esta montagem parece ter sido feita para o Vila! – cai nele como a perfeição de uma luva. Amanhã, sábado e domingo, 8h da noite. Ingressos a R$10,00 (R$5,00 a meia) – lembrando que o Vila aceita cartão.