Tamanduás, suínos & antas

02/06/2010 at 9:11

O bicho parece protestar: "Geddel, nãããão...!"

Notícia do Jornal Já Vai Tarde semana passada:

Os moradores da casa nº 68 do condomínioColina C de Patamares acordaram, nesta segunda-feira, 17, com a visita inesperada de um tamanduá-mirim. Animal raro e considerado endêmico dos remanescentes de mata atlântica da Avenida Paralela, o bicho, segundo a médica veterinária Carline Dias é uma prova da rica biodiversidade da região. “Essa espécie está com o seu habitat cada dia mais reduzido”, afirmou ela, que mora na casa onde o tamanduá escolheu para se abrigar.

A casa de Caroline fica no condomínio Colina C de Patamares, que tem no fundo as matas do Parque do Vale Encantado, que, segundo ela, está ameaçado de desaparecer com a construção de uma nova avenida projetada para passar no local.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mesmo em greve, foram, nesta segunda, verificar a denúncia sobre obras embargadas na Lagoa Encantada, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela).

Conforme o denunciante, a construtora Realeza teria aproveitado a greve do órgão para dar continuidade a uma obra embargada em julho do ano passado. Durante a fiscalização, contudo, nada foi comprovado.

De acordo com o coordenador do Ibama, Denilson Barbosa, os locais que tiveram as obras paradas continuam da mesma forma que estavam quando sofreram o embargo. No entorno dessas áreas, porém, está em andamento uma obra do condomínio Colinas de Jaguaribe Sul, que é licenciada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), segundo Barbosa.

Comentário: Não é a primeira vez que nos referimos a des-prefeitura de João Henrique Carneiro com termos zootécnicos. Eis aí mais uma herança de Geddel, a quem Renato Russo chamava de Suíno.

Que nós detestamos o Legião Urbana, é público e notório. Mas Renato Russo tinha faro para mau-caratismo. E perto de Geddel, até ACM parece um político digno.

De mais a mais, não venham culpar a InfoVia da Paralela, projeto do Governo do Estado, por os tamanduás estarem se refugiando em garagens por falta de mata atlântica. Embora haja esta parcela de culpa, isso tem mais a ver com os LeParcs eAlphavilles – isto é: com o Plano Diretor Urbano de Salvador, aprovado nas trevas em 2008 e que é, para ser gentil, criminoso. Aliás, em tempo: tem gente que comprou apartamento no LeParc pra vender quando fosse entregar, querendo tirar lucro especulativo disso; hoje, cata um comprador e não acha. Sinal de que imbecilidade tem limite. Salvo para certos sujeitos nascidos e criados em Feira de Santana…

Nota: o Partido Verde devia aproveitar essa foto do tamanduá assustado, com minha legenda sugerida, e fazer peças de campanha. Como dizem, estamos em contagem regressiva para ver o dia em que Luiz Bassuma passa Geddel nas pesquisas eleitorais. É a corrida do recebedor de egun-gun contra o Agatunado. O leitor, meu amigo, metaleiro-xibieteiro e eterno mau-humorado Gustavo Palmeira (que ideologicamente ocila do anarco-terrorismo ao keynesianismo da direita de Churchill), numa homenagem aos programa televisivo geddelista Na Mira, sugere a foto a seguir, por ele alterada: