A U.T.I. de Aninha & o Viço da Neojibá

07/07/2009 at 6:42

Do blog do Núcleo Estadual de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia:

Não podia ser mais perfeito. A apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho no Festival de Inverno de Campos do Jordão foi memorável, e certamente sairá como um dos mais marcantes do Festival, ao final do evento.  (…) Os jovens [músicos], sob regência de Ricardo Castro, foram capazes de pôr o seletíssimo público de Campos do Jordão para aplaudir de pé a cada uma das obras executadas.

Sob um frio de 13 graus, a J2J iniciou o concerto às 16h na Concha Acústica da Praça Capivari  (…). Para fechar a apresentação de modo triunfal, Ricardo Castro passou a batuta para o jovem Yuri Barbosa, que concduziu magnificamente a Marcha Eslava, de Tchaikovsky. Com a platéia ainda aplaudindo de pé, a orquestra emendou o Tico-tico no Fubá, levando a praça abaixo. O sucesso foi tanto, que aos pedidos de “Mais um! Mais um!”, Ricardo regeu uma versão totalmente improvisada de Asa Branca, fechando a noite de maneira apoteótica.

No meio da emocionada platéia haviam presenças ilustres, como o Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, o spalla da OSESP, Emmanuele Baldini, e o Diretor Artístico do Festival, o maestro Roberto Minczuk, que se derreteu em elogios à orquestra. Minczuk também ficou encantadíssimo com a performance do jovem maestro Yuri e, para orgulho de todos, convidou-o para permanecer até o final do Festival tomando aulas no concorridíssimo curso de regência com grandes professores da França. Sucesso absoluto.

É mentira! Alguém precisa apresentar Aninha Franco ao ex-maestro da Sinfônica de Praga, Roberto Minczuc. Aninha Franco é que sabe das coisas e já diagnósticou: Márcio Meirelles é um assassino cultural! Márcio Meirelles é culpado de tudo: do fechamento do Teatro XVIII, da falência do Costa Pinto; foi Márcio Meirelles quem arrancou os braços da Vênus de Milo e a cabeça da Vitória de Samotrácia, não sabiam?!

Pra não ser prosélito, pego outra referência, esta da xenófoba São Paulo de Piratininga – Guia Interativo de Campos do Jordão:

Já na Praça do Capivari, às 16h, a Orquestra Juvenil 2 de Julho, sob a regência do maestro Ricardo Castro, levantou o público com uma performance alegre e descontraída. Criada em setembro de 2007, esta é a primeira orquestra sinfônica juvenil do Estado da Bahia e o principal grupo formado pelo NEOJIBÁ (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), projeto da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A Orquestra tocou obras de Wagner, Tchaikovsky, Bizet, entre outros.

Oportunidade

Durante o concerto, o regente Ricardo Castro convidou o percussionista da orquestra e aluno de regência Yuri Barbosa, de 17 anos, para reger o grupo. O aluno regeu uma obra de Tchaikovsky e o clássico da música popular Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, e foi muito aplaudido pelo público da praça.

No final do concerto, uma surpresa: o aluno foi convidado pela direção pedagógica do festival a permanecer na cidade como bolsista da área de regência. Yuri, que nunca havia saído do estado da Bahia e iniciou seus estudos musicais há dois anos, viu um sonho se tornar realidade. “Eu não imaginava receber este convite, estou muito feliz. Espero poder aproveitar todos os momentos e aprender muito”, finaliza.

Já haviamos dito aqui que o principal mérito da Neojibá é sua execução relaxada, sem ser descuidada. Mas é bom saber que o blog da cidade que sedia o mais importante festival de música erudita das Américas concorda.

Mas não… Parem tudo! Aninha tem de virar embaixatriz bahiana em Campos do Jordão. Essa galera da OSESP não sabe de nada! Prendam Márcio Meirelles e enforquem no próximo desfile do Dois de Julho! Essa tal de OSESP nem é a melhor sinfônica do planeta, hoje…

Pano Rápido: será que agora a classe média pitubana, que não sabe diferenciar um fagote de um tímpano, vai reconhecer a genialidade da Neojibá? Sim, porque todo mundo sabe que a Pituba pensa-se um bairro do interior de São Paulo, com vista pro mar – e só ouve o que São Paulo diz…