E João Henrique privatizou até o lixo…

31/05/2009 at 11:03

Do Bahia Em Pauta (do excelente Vitor Hugo Soares):

A Tarde: Debate do lixo rende briga e mau cheiro na Praça Municipal

Deu no Jornal

Na edição desta quinta-feira(28) [grifo nosso] do jornal A Tarde, a coluna Tempo Presente, assinada pelo jornalista Levi Vasconcelos, publica a seguinte nota:

“Veja que ironia: justamente a urgência urgentíssima com a qual o prefeito João Henrique pretende aprovar na Câmara o projeto que lhe autoriza contratar por 20 anos a coleta do lixo e o manejo dos aterros sanitários tornou a intenção suspeita suspeitíssima. Se ele ainda tem três anos e meio de mandato e os contratos serão de 20 anos, por que tanta pressa? É um estigma triste, o do lixo. Até as intenções fedem”.

=====================================================
Bahia em Pauta opina:

Na ampla cobertura na edição de hoje do mesmo jornal, assinada pelas repórteres Patrícia França e Rita Conrado, sobre os apressados e agressivos debates que vararam a madrugada na Câmara de Vereadores – os ataques pessoais e ameaças de agresssão física prevaleceram em vários momentos sobre o conteúdo do debate de real interesse público – é possível encontrar várias respostas para o mau cheiro desta questão municipal.

A população de Salvador ganha com trabalhos jornalísticos como este intitulado “Lixo rende briga na Câmara”, produzida a quatro mãos e muita vontade de apurar a fundo temas de interesse da cidade e dos que vivem nela.

Ganhará ainda mais se a investigação seguir adiante – até chegar à raiz da fedentina que toma conta de Salvador- apontando os reponsáveis por ela. Bravo!

E, do Bahia de Fato:

Monopólio do lixo de Salvador provoca Audiência Pública

O Fórum Lixo e Cidadania e as cooperativas de resíduos integrantes do Complexo Cooperativo de Reciclagem rejeitam a concessão de 20 anos que está prevista no Plano Básico de Limpeza Urbana de Salvador. Foram inclusive ao Ministério Público. Como tudo na administração de João Henrique Carneiro (PMDB), este plano não foi nem discutido e nem tornado público suficientemente. Há grandes interesses empresariais regendo a orquestra.

Neste contexto, a vereadora Vânia Galvão (PT) está apoiando a convocação de uma Audiência Pública visando o tema “Concessão do Serviço de Limpeza e Coleta de Resíduos Sólidos do Município de Salvador”. Isso é um ninho de vespa.

A Audiência Pública vai ocorrer no próximo dia 27 de maio [grifo nosso], às 9h, no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores. (…)

Comentário:

Notem que a audiência pública foi na véspera da madrugada da aprovação nefasta. Isto é: o PMDB da Câmara Municipal, e João Henrique, ignoraram completamente a necessidade mesma de discussão de uma decisão que afetará pelo menos 4 gestões municipais seguintes. Como o Nevropata sabe que não fará sucessor nenhum, ele tá que nem cavalo em desfile de Dois de Julho: obrando (no sentido evangélico do termo), e andando. 

Fato é que ele encarnou o neo-neoliberal. É a vanguarda do retrocesso! Nem o PFLista histórico da conservadora cidade de São Paulo, GIlberto Kassab, fez algo desta radicalidade. Afinal, parte do lixo da Paulicéia gera metano, e deste créditos de carbono, bem ou mal revertidos socialmente. Aqui, o Jardim de Alah, um dos únicos cartões-postais da cidade ao norte do Rio Vermelho, continua fedendo a lixo com um conteiner de resídos escancarado aos urubus.

E lembro: ainda temos 3 anos e meio pela frente, disso daí…!